12º ANIVERSARIO DO NUCLEO - INVESTIDURAS DE NOVOS ELEMENTOS

10-06-2011 09:00

 

Dia 10 de Junho, foi dia do 12º aniversário do Nucleo da FNA de Valbom

Esta actividade realizou-se na Quinta da Lojinha, em Cinfães e foram ser investidos mais novos elementos

 

PROGRAMA DA ACTIVIDADE

09H00 - PARTIDA DE VALBOM

10H30 - CERIMONIA DE ABERTURA DAS COMEMORAÇÕES

11H00 - ACTIVIDADES TECNICAS

12H30 - ALMOÇO

14H30 - ATLEIERS DE CONSTRUÇÕES E SINAIS DE PISTAS

16H30 - JOGO " SEGUIR A PISTA, DESCOBRIR A HISTORIA" 

18H00 - DEBATE SOBRE O PROJECTO DO NUCLEO - NOVAS PARCERIAS E NOVAS ACTIVIDADES

10H00 - JANTAR

21H30 - FOGO DE CONSELHO

             ..................................INVESTIDURA DE NOVOS ELEMENTOS

23H00 - ENCERRAMENTO DA ACTIVIDADE

 

A breve historia do dia:

No dia 10 de Junho de 2011, dia do 12º aniversário do Núcleo de Valbom da FNA, ruma-mos para a Quinta da Lojinha, em Cinfães, local onde se desenrolou o programa das actividades do Núcleo.
 
Nesta actividade, tivemos o grato prazer de ter connosco o Dirigente Nacional da FNA, Antonio Fontinha, bem como 2 elementos do Núcleo de Avintes e 2 elementos do Núcleo de Grijó.
 
Chegados ao local, rapidamente fizemos uma visita  pela quinta, que se deparou com um fantástico local, cujo terreno da quinta terminava nas águas do rio Douro. Foi neste espaço fantastico e de um verde natureza que só nestes locais das margens do rio no douro se encontra que o dia da FNA se desenrolou.
 
A actividade começou com umas palavras da Presidente do Núcleo de Valbom, Patricia Machado e dos nossos convidados.
De seguida iniciamos com um jogo de socialização de todos os presentes, escuteiros e colaboradores do Núcleo de Valbom, que fazem questão em estar presentes nas actividades, ajudando e partilhando este convivio e pratica escutistas.
 
Depois do jogo, foram apresentadas as restantes actividades, sendo os presentes organizados em 3 Patrulhas (TOUROS, CORVOS e LOBOS) e desta forma se organizou a competição saudável entre as patrulhas ao longo do dia.
 
Realizamos 2 workshops, um de pioneirismo e construções, onde foi excelente verificar o avivar da memoria, e a méstria com que alguns fizeram os trabalhos propostos, num fantástico ambiente de partilha e de entre-ajuda.
 
Depois surgiu o segundo workshop, o seguimento de uma pista, com provas escutistas ao longo do seu percurso, onde constavam 5 etapas com provas. A pista, seguida com carta toponímica da quinta, foi um excelente treino físico, pois sendo uma quinta nas encostas do Douro, subidas não faltavam para todos os gostos. Descobrir os locais assinalados no mapa, depois descobri nos locais as "cartas escondidas", destinadas as patrulhas, para cada uma saber as provas que tinham que realizar, foi uma aventura,, pois partidas das patrulhas umas as outras não faltaram.
  
No final da prova, foi proposto o Jogo do Aniversário.
Um jogo com base numa árvore, onde á medida que as patrulhas conseguiam identificar e depois montar as diferentes peças, assim iam completando a árvore com os seus "frutos", frutos esses, que eram os anos de actividade do Núcleo, os seus elementos, descobrindo no jogo 12 janelas, janelas essas que mais tarde, já no fogo de conselho, foram o momento do maior simbolismo do dia e do aniversario.
 
Todos adoraram este jogo, pela forma simbólica como retratou os 12 anos de actividade, relembrando todos quantos passaram pelo Nucleo, não sem deixar de referir o tema do ano (FENIX) e a janela para o futuro, ou seja o ano do 13º aniversário.
 
Ainda antes do jantar, foi o momento da entrega dos simbolos oferecidos pelos escuteiros da FNA de Cabo Verde, que o Fontinha e o Machado, foram portadores para o Nucleo da FNA de Valbom, fruto da colaboração que este Nucleo disponibilizou a pedido dos representantes da FNA Nacional QUE FORAM A CABO VERDE, COM A OFERTA DO NUCLEO DE VALBOM DE VÁRIOS LIVROS ESCUTISTAS. Este momento serviu tambem para que o representante do Nucleo de Avintes, entregasse ao Nucleo de Valbom um galhardete de lembrança por esta partilha e inter-cambio hoje realizado.
 
Depois de um dia de muita actividade e esforço, chegou o momento do jantar e depois, claro, o momento do Bolo do aniversraio com o cantar dos parabens ao nucleo de valbom, sem esqueecer o brinde com vinho do Porto
 
O dia não termiou, sem antes se realizar o Fogo de Conselho, onde todos foram desafiados a participar e a dar um pouco das suas habilidades de animação. Contudo, no pico do Fogo de Conselho, tivemos o momento mais esperado do dia e do aniversario, a investidura de mais 2 novos elementos do Nucleo, o Rui Guilherme e o Jorge Diegues.
 
Foi certamente um dia inesquecivel para todos os presentes, tendo ficado marcas profundas de satisfação, de orgulho pelo trabalho realizado, mas tambem, e fundamentalmente o compromisso para o futuro.
 
O Nucleo de Valbom, está vivo, recomenda-se e está pronto para SERVIR. a FNA e o Escutismo Adulto, projecto que quer que seja forte e responsabilidade de todos.

—————

Voltar


Contacto

FNA Nucleo de Valbom

Rua Padre Manuel Barbosa Pereira, nº 119 CP 4420-520 VALBOM GDM

Telemovel: 919 856 052